Cheff Higa's
6 dicas para economizar nas compras de fim de ano!
05/12/2017
O ano já está acabando (de novo)? Isso mesmo! Já está chegando a hora de se preparar para as compras de final de ano e, logo em seguida, a grande despesa de início do ano.
Sabemos que a “maré não está pra peixe”. Logo, qualquer economia é bem-vinda. Pensando assim, convidamos o doutor em educação financeira, Reinaldo Domingos, para dar aquelas dicas de como economizar e começar o ano no azul.
Confira:
1. Planeje as comemorações
É importante traçar um planejamento com antecedência para evitar sobras e desperdícios no final do ano. Se for celebrar com familiares e amigos, é válido dividir a despesa ou aderir ao sistema em que cada um leva um prato e/ou bebida, seguindo o planejamento, para garantir a diversidade de sabores.
2. Compre nos locais certos
Programe-se para fazer as compras com antecedência e tranquilidade, evitando filas e muvucas. Bebidas e carnes podem ser adquiridas com antecedência, portanto é válido aproveitar promoções em mercados atacadistas. Quando precisar de itens frescos e mais baratos, opte por feiras livres em seu bairro.
3. Pague com consciência
Com um planejamento antecipado, é possível poupar e se programar para fazer os pagamentos à vista. É importante lembrar que no começo de 2018 há outras despesas típicas, como IPVA, IPTU e material escolar, portanto, acumular parcelas no final do ano pode levar ao descontrole financeiro.
4. Lista de presentes
Se for presentear, faça antecipadamente uma lista com os nomes e considere o quanto irá gastar com cada pessoa. Assim, pode ter uma visão ampla das despesas e considerar as melhores formas de pagamento.
5. Pesquise preços
É importante pesquisar e comparar preços em pelo menos três lojas, para garantir o menor custo. Sempre negocie formas de pagamento e peça descontos, especialmente se for pagar à vista. Lembre-se: é comum haver liquidações e promoções após o Natal. Se puder comprar os presentes depois do período Natalino, encontrará bons preços.
6. Pense no futuro
Não faça compras como se houvesse amanhã, tenha consciência que o próximo ano está chegando e começar o ano cheio de dívidas não é um bom começo.
Fonte: O Imparcial.