O Dia Internacional da Mulher é uma boa oportunidade para refletir sobre o papel feminino na sociedade. É o momento de relembrar que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na cozinha. A gastronomia é um dos setores em que a genialidade das mulheres tem a oportunidade de brilhar. Por isso, selecionamos uma receita criada por chefs renomadas para você preparar neste dia e em muitos outros. Segue abaixo:
Empanadas salteñas
A culinária argentina vem se popularizando no Brasil e um dos nomes responsáveis por esse movimento é a chef Paola Carosella. Sua receita de empanadas salteñas, servidas em seu restaurante La Guapa, já se tornaram um clássico. Rende 12 porções e demora 40 minutos para preparar, além do tempo de descanso.
Ingredientes Recheio 400 g de acém moído; 400 g de cebola picada em cubinhos; 50 g de banha de porco; 50 ml de azeite de oliva; 1 folha de louro fresco; 1 xícara (café) de água quente; 3/4 de colher (sopa) de cominho em pó; 3/4 de colher (sopa) de páprica; 3/4 de colher (sopa) de pimenta calabresa; 2 galhos de orégano fresco (só as folhas); Sal e pimenta-do-reino a gosto; 4 talos de cebolinha cortados bem finamente; 2 ovos cozidos cortados em cubinhos; 1 batata cozida cortada em cubos pequenos; Uva-passa a gosto (opcional).
Massa 500 g de farinha de trigo; 115 g de banha de porco; 1 xicara (chá) de água morna; 10 g de sal refinado; Óleo para pincelar, o quanto baste.
Modo de fazer
Recheio 1 No fogo bem baixo, refogue as cebolas na banha e no azeite com o orégano e o louro até ficarem bem murchas, sem queimar. 2 Acrescente a páprica, o cominho e a pimenta calabresa e misture sem deixar grudar no fundo. 3 Acrescente a carne e cozinhe até começar a mudar de cor. 4 Despeje a água, corrija a pimenta e o sal. Desligue imediatamente e misture. 5 Leve à geladeira e esfrie por no mínimo 1 hora. 6 Acrescente a batata, o ovo e a cebolinha. Se quiser, acrecente uva-passa. Reserve.
Massa
1 Ponha a banha na água morna e deixe derreter. 2 Peneire a farinha numa bacia, misture com o sal e acrescente a mistura de água e banha ainda quente. 3 Amasse até formar uma massa lisa, bonita, agradável de se trabalhar. Faça uma bola com a massa e embrulhe num pano ou filme plástico. Deixe descansar na geladeira até a massa ficar firme (de 4 a 24 horas). 4 Corte a massa em 12 porções, ou bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena, e estique com o rolo até ficarem com aproximadamente 13 cm de diâmetro e 3 mm de espessura (outra forma é abrir a massa inteira com rolo e depois cortar os discos com cortador de 13 cm). 5 Deixe-as empilhadas para não ressecarem (Se não for preparar as empanadas na hora, embrulhe os discos em um plástico ou pano de cozinha e guarde na geladeira até a hora de rechear). 6 Ponha uma colher (sopa) bem cheia de recheio dentro de cada disco de massa. 7 Feche as empanadas apertando-as com um garfo. Para um acabamento mais caprichado, pressione toda a borda e depois dê “beliscões” nela, dobrando e dando uma giradinha, para formar pequenas pregas sobrepostas. Pincele com óleo. 8 Asse em forno preaquecido bem quente por 10 minutos ou até ficarem douradinhas.