Cheff Higa's
Atividades para fazer em casa com as crianças
02/10/2017
Em homenagem ao mês do dia das crianças, separamos uma lista de atividades para fazer com seus pequenos em casa. Torne o dia deles mais divertido!
Fazer massinha de modelar
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 4+
Numa tigela grande, misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar boa para modelar. Para dar cor a massinha, compre corante para alimento e pingue algumas gotas. Para armazenar, guarde em saco plástico ou vidro bem tampado. A brincadeira pode render um pouco – ou bastante – de sujeira, então prepare em um ambiente que seja fácil de limpar e que não tenha objetos que não podem sujar. Coloque uma roupa velhinha e se divirta!
Livros de colorir
FAIXA ETÁRIA: Livre
PARTICIPANTES: 1
Sabe a moda de livros para colorir para adultos? Bem, se nós gostamos de colorir, imagine as crianças! Livros de colorir é o que não faltam nas bancas e livrarias, mas se você quiser economizar, pode encontrar na internet várias opções de imagens fofas para imprimir.
Pula elástico
FAIXA ETÁRIA: Acima de 6 anos
PARTICIPANTES: 3+
Amarre as pontas do elástico. Dois participantes serão os apoios do elástico. Distantes cerca de um 1,5m, os apoios encaixam o elástico na altura dos tornozelos e abrindo as pernas de maneira que se forme um retângulo paralelo ao chão. As crianças que ficam de fora alternam os pulos para o lado de dentro, fora e sobre o elástico sem enroscar os pés. Quando terminar a sequência, o elástico sobe um nível e vai para a altura dos joelhos, depois para as coxas e quadris. Normalmente é preciso dar uma corrigida no nível do elástico por causa da diferença de altura entre as crianças. Quando um dos participantes erra é a vez de outro jogador começar a sua sequência. Existem várias coreografias dos pulos e músicas, que variam de região, seu filho com certeza conhecerá uma!
Acampamento em casa
FAIXA ETÁRIA: Acima de 6 anos
PARTICIPANTES: 3+
Quem disse que é preciso viajar para acampar? O acampamento em casa diverte toda a família e deixa a criançada feliz. Monte a cabana: no mercado existem barracas de brinquedo que podem ser montadas dentro de casa. Mas a diversão é ainda maior quando a feita com lençóis: pegue quatro cadeiras e coloque-as uma de frente para a outra, formando um quadrado. Jogue um lençol grande por cima e pronto. No centro da barraca coloque um balde com algo dentro para pesar, e insira um cabo de vassoura. Ele ajudará a elevar a tenda para que os adultos também possam entrar. Feche as cortinas, apague as luzes e acenda as lanternas. Uma boa ideia é fazer fondue de chocolate com marshmallow, simulando a fogueira. Lembre a criançada que depois da brincadeira, todos ajudam a guardar tudo no lugar!
Pintura com pegadas
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 1+
Essa com certeza os pequenos vão amar. Prenda plástico bolha nos pés, junte várias cartolinas com fita adesiva e coloque a tinta em potes rasos e largos. Depois é só brincar de pisar por todo o papel e criar desenhos criativos. A brincadeira pode ser feita no quintal ou num ambiente que seja fácil de limpar!
Corredor Missão Impossível
FAIXA ETÁRIA: Acima de 6 anos
PARTICIPANTES: 2+
Com a fita adesiva prenda a lã nas paredes e em outros cantinhos da casa, formando um “labirinto” estilo Missão Impossível. As crianças devem passar pelos fios sem encostar (se encostar volta para o começo), quem fizer no menor tempo ganha!
Escravos de Jó
FAIXA ETÁRIA: Acima de 3 anos
PARTICIPANTES: 4+
Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:
Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só) Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos) põe, (colocam a pedra de novo no chão) deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita) fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam) zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam) zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)