Cheff Higa's
Dicas para a faxina de fim de ano
08/12/2021
A faxina de final de ano é uma tradição de muitas famílias. Esse é o momento dedicado à limpar a casa para as festas e para começar o ano com o pé direito! Em geral, essa época também é a preferida para desapegar dos objetos que não usamos mais e doá-los para quem precisa.
Confira dicas pra te ajudar:
1. Elimine a “tralha”
Uma das dicas de organização mais conhecida é: quanto menor a bagunça, mais fácil a limpeza. Aproveite o fim de ano para renovar a energia da casa e retirar os objetos que não gosta mais. Com essa medida será muito mais fácil começar a faxina de final de ano.
2. Jogue fora produtos vencidos
Você já olhou o prazo de validade dos produtos que usa diariamente? E daqueles que estão encostados no armário? Usar produtos vencidos pode provocar alergias e problemas na pele. Além disso, guardar produtos de limpeza nas mesmas condições é um risco, pois eles podem sofrer uma alteração química e se tornarem tóxicos.
3. Faça uma lista de tarefas
Se organizar é importante para não esquecer de nenhum cantinho sujo durante a faxina de final de ano. Por isso, escreva uma lista de tudo que precisa ser feito.
Inclua os locais que não são limpos com frequência, como os lustres, o interior de armários ou atrás de móveis pesados. E claro, divida as tarefas com outras pessoas para que o trabalho não fique pesado para ninguém.
4. Separe os materiais necessários para a faxina de final de ano
Os equipamentos e os produtos de limpeza são essenciais durante a faxina. Luvas, balde, vassoura, rodo e panos de chão estão entre os itens mais utilizados durante a limpeza. Com relação aos produtos, o limpador multiuso e o detergente podem ser utilizados na limpeza de várias superfícies, facilitando a hora da faxina.
5. Foque em um cômodo de cada vez
De acordo com a lista de tarefas, você deve ter percebido que não dá para fazer a faxina toda em um dia só. Por isso, divida as ações por cômodos e foque em um de cada vez. O propósito da faxina de final de ano é fazer uma limpeza mais minuciosa e caprichada, o que demanda mais tempo.
A cozinha e o banheiro são os cômodos que demandam mais atenção, por terem o maior número de microrganismos que podem provocar problemas de saúde. O desinfetante e a água sanitária têm poder germicida e bactericida, sendo ideais para a limpeza dessas áreas.
6. Comece de dentro para fora
Cada pessoa tem a sua organização para a faxina da casa. De modo geral, é recomendado que ela seja feita de dentro para fora e de cima para baixo. Ou seja, que você inicia pelo interior dos móveis, depois passa para os itens mais altos. Tire o pó dos móveis, limpe os vidros e espelhos e, com um pano úmido, use o limpa pisos para finalizar a limpeza do cômodo.
Não esqueça de trocar todas as roupas de cama, cortinas e almofadas. Essas peças podem acumular ácaros, que causam problemas de saúde, especialmente, em pessoas alérgicas.
7. Aproveite para mudar os móveis de lugar
A rotina do dia a dia pode nos deixar cansados de ficar sempre no mesmo ambiente. Que tal aproveitar limpeza e dar uma renovada na casa, otimizando os espaços?
Mudar a disposição dos móveis pode deixar o lar com uma cara nova rapidamente.