Cheff Higa's
Ácido Cítrico.
09/03/2018
Embora muitas pessoas não conheçam o ácido cítrico e não fazem ideia de para quê ele serve, esse produto pode ser muito útil e tem várias vantagens em sua utilização. O ácido cítrico tem um leque de utilidades, por ser um produto multifuncional, ecológico e que pode ser usado de várias maneiras em nosso cotidiano.
Nos cuidados do dia a dia, seja em nossa casa ou para uso pessoal, o ácido cítrico tem utilidades para:
-
higiene pessoal;
-
culinária;
-
beleza;
-
limpeza da casa.
O ácido cítrico é utilizado como ingrediente em várias formulações de produtos industriais, desde:
-
limpeza;
-
cosmética;
-
farmácia;
-
bebidas;
-
alimentícios.
Para conhecer melhor esse produto, saber utilizá-lo e onde encontrá-lo, segue várias informações à esse respeito.
1. O que é Ácido cítrico
O ácido cítrico é uma substância que faz parte da composição das frutas cítricas.
Esse composto é extraído destas frutas e transformado em pó ou granulado, para se tornar produto com várias finalidades, como já descrito acima. Na limpeza, o ácido cítrico é uma substância que em contato com a água, resulta em uma solução de pH ácido, que dissolve completamente as incrustações de sujeira de pias, banheiras, azulejos e outras áreas.
2. Onde comprar o ácido cítrico
O ácido cítrico pode ser encontrado para comprar em:
-
farmácias;
-
lojas de produtos naturais;
-
alguns supermercados,
-
lojas virtuais;
-
comércio de produtos agrários;
-
empresas produtoras de vinho, especificando que o ácido cítrico é para limpeza doméstica e lavanderia.
O ácido cítrico pode ser encontrado em frascos ou embalagens plásticas. É necessário manter esse produto bem fechado, conservado e guardado, longe das crianças e animais domésticos.
3. Como armazenar o ácido cítrico
Para preservar a validade do ácido cítrico, é preciso guardá-lo longe da luz e do calor, em um local fresco, seco e seguro no ambiente doméstico, longe da umidade. O ácido cítrico quando pega umidade endurece e fica como um bloco, petrificado.
4. Vantagens na utilização do ácido cítrico
A principal vantagem na utilização do ácido cítrico é que, a partir de uma só matéria-prima, dá para fazer vários produtos, para diversos fins.
Vejam algumas vantagens do ácido cítrico:
-
Pode ser empregado em várias utilizações.
-
É ecológico e sustentável.
-
É inodoro, não deixa odores desagradáveis.
-
Não polui.
-
É econômico.
5. Quando não usar o ácido cítrico
O ácido cítrico não deve ser usado nos seguintes casos:
-
na limpeza de superfícies como madeira, mármore e pedras, pisos de terracota, materiais nos quais substâncias ácidas não são recomendadas.
-
junto com com bicarbonato, pois as duas substâncias se anulam, mutuamente.
-
puro em tecidos (o ácido cítrico para ser usado em tecidos precisa ser dissolvido em uma solução de água na proporção de 1 por 10.
6. Ácido cítrico e suas utilidades
Saibam agora como usar o ácido cítrico no dia a dia:
1. Amaciante para roupa:
Para tal, dissolva o ácido cítrico em um recipiente de plástico limpo, na proporção de 50 g de ácido cítrico em 500 ml de água, em uma garrafa com tampa para poder agitar antes de usar.
Para usar como amaciante, utilize 100 ml do produto em cada lavagem de roupa, na máquina de lavar, despejando-o no compartimento apropriado.
2. Limpeza de pisos de azulejo para tirar limo:
O ácido cítrico pode ser usado para a limpeza de pisos e ladrilhos de azulejo. Para isso, prepare uma solução a 15% de ácido cítrico, correspondente a 150 gramas de produto, dissolvendo-o em um litro de água.
É recomendável colocar esta solução em uma em um recipiente spray para pulverização das áreas a serem limpas.
3. Para limpar a máquina de lavar:
A mesma solução de 15% preparada para a limpeza de superfícies lisas pode ser usada como para a limpeza da máquina de lavar. Para isso, será necessário despejar toda a solução de ácido cítrico na máquina de lavar e realizar uma lavagem em alta velocidade. O tratamento deve ser repetido uma vez por mês.
4. Limpeza da máquina de lavar louças:
A mesma solução de 15% de ácido cítrico pode ser usada para a limpeza da máquina de lavar louça. A solução de ácido cítrico deve ser colocada no compartimento da máquina de lavar louças para proceder sua limpeza.
5. Como condicionador de cabelo:
Quem utiliza shampoo ecológico, sem produtos químicos, para cuidar do cabelo pode, também, utilizar o ácido cítrico como condicionador capilar, utilizando-o após o shampoo.
Para este fim dilua em um litro de água, uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã ou uma pitada de ácido cítrico e utilize no enxágue do cabelo. O cabelo ficará muito mais brilhante e mais sedoso.
6. Sais de banho em pedras:
O ácido cítrico pode ser usado na preparação de sais de banho para serem utilizados na água da banheira. Em um recipiente coloque de 100 gramas de bicarbonato, 50 g de amido de milho e 50 g de ácido cítrico, pulverize-os com água e com a ajuda de uma colher misture tudo, até que fique com uma consistência compacta.
Transfira e acondicione a mistura, usando uma colher, em um pequeno pote (pode reutilizar um potinho de iogurte). Deixe em repouso por duas horas antes de remover o sais endurecido do pote. Feito isso, deixe a mistura secar por um tempo, para poder utilizar como pedras de sais de banho.
7. Limpeza de vidro e de espelhos:
Para fazer um produto de limpeza dos vidros e espelhos, dissolva uma colher de chá de ácido cítrico em um litro de água. Pode adicionar se quiser uma colher de chá de sabão ecológico, feito em casa. Coloque a mistura dentro de um recipiente spray e agite para ficar pronto para uso.
8. Para limpeza dos ralos:
Para a utilização do ácido cítrico na limpeza de ralos, é só despejar 100 g de bicarbonato de sódio no ralo e em seguida uma solução de 30 g de ácido cítrico em 200 ml de água.
9. Para tirar panelas:
Para limpeza de sujeiras difíceis em panela, prepare uma solução despejando 25 gr de ácido cítrico em 500 ml de água e deixe as panelas de molho durante a noite inteira.
10. Limpeza do banheiro:
Para limpar o vaso sanitário e outras áreas do banheiro, faça uma solução preparada com 50 g de ácido cítrico e um litro de água, coloque-as em uma garrafa, agite bem e despeje essa solução nas áreas a serem limpas no banheiro e deixando agir durante a noite para uma limpeza mais profunda. Esta é uma forma simples para remover a sujeira, sem fadiga.
7. Ácido cítrico, outros usos
O ácido cítrico, à nível industrial, é utilizado de várias formas, na fabricação de produtos alimentícios e bebidas, tais como:
-
aditivo alimentar ( E330 );
-
conservante;
-
aromatizante;
-
emulsificante.
O ácido cítrico pode ser encontrado nos seguintes produtos:
-
balas e confeitos;
-
marmeladas e geleias;
-
sucos e refrigerantes;
-
vinho;
-
sorvete;
-
doces e muitos outros.
Na indústria cosmética, o ácido cítrico pode ser utilizado para o ajustar do pH de cosméticos e produtos de higiene facial e corporal.
Outra utilidade do ácido cítrico é na limpeza do maquinário industrial.
Segue uma lista de empregos do ácido cítrico à nível industrial:
-
aditivo alimentar
-
ingrediente de vinho e cerveja
-
conservante
-
aromatizante
-
emulsificante
-
cosméticos
-
produtos farmacêuticos
-
produtos químicos
-
limpeza de máquinas industriais
-
limpeza de máquinas de café em bares e restaurantes
-
limpeza de vasos e objetos de cobre
8. Contraindicações do ácido cítrico e advertências de uso
Como produto químico, o ácido cítrico deve ser usado com cuidado. Utilizando-o com a devida precaução e sem abusos, o ácido cítrico é inofensivo e não cria problemas.
Pode acontecer de entrar contato com o pó de ácido cítrico, através das mãos, por isso é melhor usar luvas ao manuseá-lo por conta do tempo de exposição ao produto durante a limpeza.
O ácido cítrico pode criar problemas e complicações à saúde se ingerido ou em contato com os olhos, seja em pó puro ou dissolvido em água. Por a isso, é recomendado manter o ácido cítrico e os produtos preparados com essa substância fora do alcance de crianças e animais de estimação e utilizá-lo com cuidado e segurança, para nós e para os outros.
O ácido cítrico é mais uma opção para facilitar nosso dia a dia, por isso é um produto aliado, que pode fazer parte do estoque de produtos ecológicos e sustentáveis em nosso lar.
Fonte: https://www.greenme.com.br